SALINAS / MG - sexta-feira, 19 de abril de 2024

DIABETES & GRAVIDEZ

DIABETES E GRAVIDEZ

 

   Pacientes acima do peso, com história familiar de diabetes têm maior probabilidade de desencadear alteração do equilíbrio da glicose durante o período da gestação. A causa que se relaciona a esse fato é o aumento agressivo dos hormônios levando ao desequilíbrio.   O diagnóstico dessa alteração da glicose durante o período gestacional denominamos de diabestes gestacional, que é diferente daquelas pacientes que já são portadoras dessa doença e engravidam.

    A gravidez em ambos os casos, pacientes já diabéticas ou aquelas que adquirem essa alteração durante a gestação merecem cuidados especiais. Aquela já portadora da doença deve antes de engravidar adquirir niveis adequados de glicose diária, o que pode ser observado através do exame da hemoglobina glicada, que nos revela como estava os níveis glicêmicos nos últimos 90 dias. Aquela que adquire o desequilibrio durante a gravidez deve ter cuidados especiais com a alimentação, exercícios físicos e principalmente com a evolução da gestação pois o feto não tolera grandes variações de níveis glicêmicos podendo levar a danos importantes como seu crescimento acima do habitual, o que denominamos macrossomia, a imaturidade de seus órgãos (demora no amadurecimento pulmonar, hepático, etc). E a paciente já diabética que engravida com altos níveis glicêmicos possui maior possibilidade de ter fetos com defeitos em sua formação.

   Portanto, atenção: nove meses passam tão rápido, não custa muito ter um cuidado maior que vai repercutir por muitos e muitos anos na pessoa que amamos tanto!

 

 

"BOM MESMO É IR À LUTA COM DETERMINÇÃO, ABRAÇAR A VIDA E VIVER COM PAIXÃO, PERDER COM CLASSE E VIVER COM OUSADIA. POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE, E A VIDA É MUITO BELA PARA SER INSIGNIFICANTE."


Charles Chaplin